Entre nós, homens das cavernas

 

Fascinando por séculos: o mistério escondido na escuridão e nas formas esculpidas por milênios. Aqui estão as 10 mais incríveis cavernas do mundo …

1. A Gruta–Cidade de Wardzia na Geórgia

Wardzia

Este lugar incomum é uma obra excepcional – porque é do homem e não da natureza.Essa cidade nas rochas surgiu no século XII por iniciativa da rainha Tamara, a primeira mulher entre os governantes georgianos, e se destinava a proteger a monarca e seu povo contra as hordas mongóis. Nas rochas se escondiam seis mil cavernas residenciais, a sala do trono, o templo, os túneis de irrigação que traziam água para os terraços cultivados. Terremotos destruiram parte do complexo. Da decoração original sobreviveram algumas das pinturas e fragmentos dos tubos de irrigação.

2. A Caverna dos Cristais, Naica-México

Naica-México

É chamada de Capela Sistina de Cristal por causa dos enormes cristais naturais de perfeita transparencia (os mais longos medem cerca de 11 m de comprimento). A gruta de calcário com gotas de cristal foi descoberta em 2000 por ocasião dos trabalhos nas minas de prata e chumbo de Naica. Em contraste com as cavernas típicas na caverna de cristal é quente. A temperatura é de aproximadamente 112 graus C com mais de 100 por cento de umidade do ar. Mesmo em um equipamento apropriado, não se pode ficar mais de 20 minutos.

Majlis-al-Jinn

3. Gruta Majlis al Jinn, Omã

A Gruta dos gênios é uma das maiores do mundo, tem 320 m de comprimento, 225 m de largura e 120 m de altura. Caberia lá a maior pirâmide egípcia. A caverna pode ser alcançada  por três entradas naturais do teto. Localizado em uma área remota no Selma Plateau foi descoberta na segunda metade do século XX, durante a análise dos recursos hídricos do sultanato.

4. Gruta Waitomo Glowworm na Nova Zelândia

Reina aqui uma atmosfera única, uma vez que a cavidade rochosa é iluminada por vaga-lumes. Vivem em teias que pendem sobre o fluxo do rio, que flui através da caverna. A quantidade de insetos é tanta que ao se visitar a caverna  não é necessário o uso de lanternas, e o teto da caverna lembra um céu estrelado. É incomum também a distribuição das grutas, que ficam em dois níveis distintos e dividem-se em uma infinidade de corredores.

Eis aqui o site oficial dedicado a este lugar maravilhoso.

Eisriesenwelt

5. As Cavernas de gelo Eisriesenwelt na Áustria

As massas de gelo fazem com que  os corredores e grutas da caverna se pareceçam com o reino da Rainha da Neve.
As esculturas de neve mudam com cores pastéis e sobrecarregam com sua dimensão – a parede de gelo mais alta tem 30 metros de altura e os corredores medem até 40 metros de comprimento.

As cavernas estão localizadas na faixa alpina Tennen, perto de Salzburgo.

O conjunto de grutas tem o seu próprio Web site, onde os adeptos da exploração encontrarão todas as informações necessárias.

6. Gruta de Postojna, Eslovênia

 

Postojna

O conjunto de 20 km de corredores, câmaras e galerias, cria uma das grutas cársicas mais bonitas.

Não há falta de estalactites e estalagmites de diversas formas e cores (cor de ferrugem, creme-transparente).

As cores das rochas mudam de acordo com a iluminação.

As câmaras têm uma excelente acústica, o que permite organizar concertos.

Eis aqui o site de Postojna na Eslovênia

7. Domica-Baradla, Eslováquia

A atração das muitas câmaras e corredores são as coloridas estalactites e estalagmites, mas também inúmeras pequenas cachoeiras que escorrem das paredes de rocha. Curiosamente, parte do sistema de 25 quilometros de cavernas Domica-Baradla já está na Hungria. Para vê-lo, você precisa interromper o passeio e atravessar a fronteira, na aldeia Aggtelek ou Jozsvafő e de lá seguir viagem.

8. A Cova do Fantasma na Venezuela

Uma caverna enorme em uma das regiões mais antigas e geologicamente ricas do mundo, ao longo da encosta Aprada-Tepui. É tão grande que caberiam nela tranquilamente dois helicópteros. O tamanho da caverna é produto da natureza, criado pelo colapso da gigantesca massa de rocha, que consiste principalmente em arenito pré-cambriano e quartzo. Uma cachoeira na parede acrescenta encanto à gruta, pois a queda de água cria um pequeno lago.

Phong-Nha

9. Phong Nha no Vietnã

O conjunto de 17 cavernas de carste e calcário está localizado em um parque nacional e, juntamente com todo o complexo é Património Mundial da UNESCO. A Gruta é decorada com formações rochosas de nomes criativos, como leão, Câmara Real, Buda. A flui através da caverna, um dos maiores rios subterraneos do mundo (cerca de 14 km).

10.Lechuguilla nos EUA

O acesso a uma das cavernas mais longas e profundas fica no fundo de uma fenda de 20 m no Parque Nacional de Cavernas Carlsbad, no Novo México. O buraco está cercado por agaves, daí o nome da caverna de calcário. O interessante aqui são numerosas formações de cristais de gesso branco que se formaram durante milhares de anos de ação do ácido sulfúrico em pedra calcária.

Se quiser saber mais sobre esse milagre da natureza, convidamos você a ler o artigo na Wikipedia.

Fot. (C) Creative Commons/Flickr, sburke2478, cinto2, Dale Harvey, hanspoldoja; Wikimedia Commons