O visto americano e sua entrevista

Header - O visto americano e sua entrevista - como solicitar e dicas para entrevista

Famoso (e temido) entre os turistas brasileiros, o processo de solicitar, preencher os formulários necessários, ser entrevistado e conseguir tirar o visto norte-americano é trabalhoso, mas não é difícil ou desafiador como muitas afirmam. Nesse post vamos explicar os procedimentos e como realizá-los. Após a eleição de Donald Trump, pequenas mudanças foram feitas (explicamos elas em um post anterior), entretanto, o processo segue o mesmo, a avaliação que está mais rígida:

Após a mudança, somente quem tem menos de 14 anos ou mais de 79 está isento da entrevista pessoal (antes, bastava se ter até 15 anos ou mais de 66 para ser liberado). Além disso, o prazo para renovação sem a necessidade de entrevista pessoal passou de 48 para 12 meses. Fora esses, somente em casos de solicitantes de vistos diplomáticos e funcionários de governos estrangeiros e organizações internacionais (categorias de visto: A-1, A-2, G-1, G-2, G-3, G-4, OTAN-1 a -6, C-2 e C-3).

1º – veja seu tipo de visto aqui. Nosso foco é o visto de não imigrante, que inclui os vistos de turismo, estudante e de negócios.
2º – o formulário DS-160

Segue um vídeo da própria embaixada americana no Brasil sobre como preencher. Já adiantamos para você: é trabalhoso. Para preenche-lo clique aqui.

3º – Entrevista

Antes da entrevista, você precisará pagar a taxa de solicitação do visto (US$ 160, no caso dos vistos de turismo e negócios) – para maiores informações acesse esse link. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário.

Após o pagamento será possível agendar a entrevista. Faça isso aqui ou por telefone. No Brasil, os consulados que realizam entrevistas são os de Brasília, Porto Alegre (as atividades começaram no início de junho), Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

O visto americano e a entrevista - como solicitar e dicas para entrevista

Antes da entrevista você comparecerá ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) com a confirmação do formulário 160 (documento com código de barras), seu passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Suas impressões digitais serão recolhidas lá e será tirada uma fotografia. Confirme o endereço do CASV de sua cidade. Não leve bolsas ou mochilas, pois não é possível acessar o local com elas.

A entrevista é na embaixada ou consulado. Leve para a entrevista os seguintes documentos:

  • Passaporte (deve ser válido para os próximos 06 meses)
  • Confirmação do preenchimento do formulário ds160
  • Confirmação de agendamento
  • Documentos pessoais

Fique atentado se seu visto não possui alguma observação especial ou diferenciação (como visto de estudante, por exemplo), para levar a documentação extra necessária.

Visto americano e entrevista - como solicitar e dicas para entrevista

Normalmente as perguntas são curtas e diretas, sem maiores complicações. A entrevista costuma não fugir de um padrão como:

  • Qual sua idade?
  • Qual sua renda?
  • Qual sua profissão
  • O que seus pais fazem?
  • Para onde vai?
  • Quem está pagando sua viagem?

Algumas dicas: fique tranquilo, não alongue suas respostas, não minta e só apresente os documentos se for solicitado. Nervosismo pode causar alguma desconfiança no entrevistador.

Esses são os procedimentos necessários e, após realizar todos eles, você receberá em até 10 dias o seu visto. Para checar o status da solicitação acesse esse link.

Ficamos na torcida por você!

Ver passagens aéreas para os Estados Unidos

Ver hotéis em Nova York Aluguel de carros