Culinária Espanhola

Gastronomia Espanhola - header

A gastronomia espanhola é conhecida por todo mundo. É raro alguém que nunca tenha experimentado uma paella, por exemplo, ou o típico jamón. Entretanto, o que a maioria não conhece é a impressionante variedade, já que cada região tem uma característica gastronômica específica. Apesar disso, alguns pratos ou iguarias conquistaram todo território espanhol.

A paella, é claro, é um deles. Entretanto, não deixa de ter mais de um tipo, como a huertana – que é, basicamente, uma opção vegetariana – e a valenciana (relacionadas as regiões de Murcia e Valência, respectivamente), mas tradicionalmente tem açafrão, azeite, arroz e frutos do mar (como camarão, lula, polvo e mexilhão), além de temperos como salsinha, cebolinha e aspargos.

Gastronomia Espanhola, Paella

Jamón, na tradução literal, é presunto. Mas não pense isso do espanhol. Famoso no mundo inteiro, é uma das principais iguarias espanholas. Existem dois tipos: o jamón ibérico e o jamón serrano. O primeiro é feito a partir do porco pata negra, diferenciando-se pela sua textura, aroma e sabor singulares. O segundo é feito do porco branco. O que causa esse grande diferencial é a forma de criação do animal, visto que eles crescem naturalmente e tem liberdade para se mover, alimentar e desenvolver.

Gastronomia Espanhola, Jamón

Além desses, são famosos em toda Espanha:

  • o Gazpacho, uma sopa fria de vegetais – especialmente tomate, pepino e pimentão;
  • Pisto, uma espécie de ratatouille. É, basicamente, um mix de legumes fritos. Berinjela e tomate são obrigatórios, mas também se coloca abobrinha, pimentões vermelho e amarelo, acompanhado de um ovo frito em cima.
  • os embutidos, é claro – especialmente jamón serrano (já citado)chorizomorcilla.

Os doces são mais conhecidos a nós. Os mais famosos são o flan (ou pudim), as natillas (ou crème brûlée), o arroz-doce ou arroz de leite, as torrijas (ou rabanadas), os churros e, é claro, o turrón (ou torrone).

Se for passar pela belíssima Espanha e provar essas delícias, tire algumas informações do site Dicas de Barcelona.

Veja outros assuntos que podem te interessar:

Ver passagens aéreas para a Madrid a partir de R$2.491

Ver hotéis em Madrid Aluguel de carros