Vi, vivi e amei: Paraguai por Laís Rodrigues

Viagem para o Paraguai, turismo no Paraguai

Ver passagens aéreas para o Paraguai

Ver hotéis em Botsuana Aluguel de carros

Quando se fala em Paraguai todo mundo logo pensa em compras, lojas, shoppings e bagunça, muita bagunça. Mas, nem só de muambas vive o país vizinho: há muita coisa boa a ser vista que ultrapassa o comércio de rua. O Paraguai deixou de ser o primo pobre e sem graça do MERCOSUL e, há anos, o governo e grandes empresários investem em turismo e tem transformado cidades inteiras para recepcionar turistas que chegam do mundo todo.

Playa San José - Encarnación

Playa de San José – Encarnación

A capital, Asunción, por exemplo, é uma cosmopolita charmosa, repleta de pontos turísticos e com preços muito convidativos de hospedagem e passeios, e abriga grandes lojas internacionais.

Centro Cultural de la República (El Cabildo) - Asunción

Centro Cultural de la República (El Cabildo) – Asunción

Para quem gosta de passeio histórico, Asunción conta com diversos museus históricos e de arte, como é o caso do museu “El Cabildo” que abriga relíquias históricas e um arsenal de guerra que contam passagens interessantes da construção desse país; e o “Pantheón de los héroes” é um monumento construído na capital em homenagem aos heróis paraguaios da Guerra da Tríplice Aliança (guerra que envolveu Argentina, Uruguai e Brasil entre 1864 e 1870 e riscou o Paraguai do mapa). Ainda sobre museus, a cidade vizinha Luque abriga o museu da “Conmebol” onde está localizada a Confederação Sul Americana de Futebol. Todo louco por futebol sairá ainda mais apaixonado pelo esporte após visitar salas e corredores recheados de fotos e objetos que contam a história do futebol pela América.

Viagem ao Paraguai

Em Asunción, é possível passar tardes tranquilas bebendo mate (um delicioso costume do paraguaio) na praça Uruguaia e no Palácio de Lopez, com uma bela vista da cidade, ou pode passear pelo “Loma San Jerónimo” que é um dos mais novos atrativos da capital, um bairro excelente para degustar pratos típicos do país, como a chipa e a sopa paraguaia (que está longe de ser a sopa como conhecemos), e ouvir música polca (ritmo típico paraguaio).

Cidade de Encarnación

Cidade de Encarnación

Para os que curtem passeios ligados à natureza, o “Lago Ypacaraí” também é um atrativo. Ypacaraí, em língua guarani (segundo idioma do país), significa “Lago do Senhor”, é um local que permite praticar esportes aquáticos e piqueniques em sua volta. Outra opção natural é a reserva ecológica de Laguna Blanca, localizada na região central do país, que possui uma grande diversidade de fauna e flora, além de lagos com águas cristalinas ótimas para descansar e fugir do agito da capital. O Paraguai costuma marcar elevadas temperaturas ao longo do ano e opções com rios e lagos estão presentes em quase todas as cidades. Você poderá encontrar águas cristalinas em Concepción, belas serras na região de Ybytyruzú e Mbaracayú, e muito verde com a riqueza da água nas proximidades de Ñeembucú.

Conmebol - Luque

Conmebol – Luque

Pensando nisso, não deixe de visitar a cidade de Encarnación, lado oeste do país, quase divisa com a Argentina, que possui uma linda e bem cuidada praia artificial (construída a partir do Rio Paraná). A cidade também possui grandes cassinos para quem gosta de aventuras e uma noite caliente para quem gosta de se divertir com uns bons drinks. O carnaval encarnaceno dura todo o mês de janeiro e fevereiro e costuma atrair turistas do mundo todo.

Turismo no Paraguai

Essas são algumas das muitas opções turísticas para quem quer conhecer um lugar diferente e com preço convidativo. O turismo no Paraguai possui valor mais baixo se comparado aos países vizinhos como Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Vale a pena deixar as compras (e o preconceito) de lado e se divertir com esse povo muito querido e hospitaleiro.

Turismo no Paraguai

* Laís Rodrigues é professora de Espanhol e tradutora.

Ver passagens aéreas para o Paraguai

Ver hotéis em Botsuana Aluguel de carros